Eclipse do fim do mundo? Como assim?

Posted by


O eclipse total que irá acontecer no próximo dia 21 de Agosto, está provocando uma histeria na web. Segundo alguns sites de notícias, redes sociais e tudo mais… esta geração da humanidade nunca mais verá um eclipse como esse, sem que antes o seu mundo se acabe.
Fonte image: https://dsx.weather.com//util/image/

 

Essa afirmação é verdadeira, pois segundo a Nasa  esse é o ultimo eclipse total desse século. Mas não o do fim do mundo. Essa semana a Nasa publicou um artigo, onde diz que, quem ficar aqui pelos próximos 600 milhões de anos, ainda vera vários eclipses totais como esse do dia 21.




On Nov. 13, 2012, a narrow corridor in the southern hemisphere experienced a total solar eclipse. The corridor lay mostly over the ocean but also cut across the northern tip of Australia where both professional and amateur astronomers gathered to watch.
Romeo Durscher/NASA Goddard Space Center/Flickr

Segundo Wikipédia um eclipse nada mais é que um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito no espaço, atravessa e coincide na posição aparente de outro objeto celeste, que estão distante um do outro.

The diameter of Earth’s moon is about 400 times smaller than the diameter of the sun, but it’s about 400 times closer to us here on Earth.
Courtesy of The Exploratorium

Assim escurecendo parcialmente ou totalmente um dos  corpos celeste. E um dos mais conhecidos eclipses,  e o do sol e da lua. Sabe-se que um eclipse total do sol ira escurecer o céu dos Estados Unidos nessa próxima segunda –feira 21/08, nos estados ao longo faixa azul no mapa abaixo.

 

Eclipse Path

Mas segundo  pesquisadores, também será possível ser visto aqui no Brasil, porém , só em algumas regiões  como:  Norte e Nordeste, que poderão deslumbrar deste grande evento que só a natureza pode oferecer.

Imagem da web

O Eclipse que acontecerá esta segunda-feira, já esta sendo  chamado pelo público de “maior eclipse da historia”. A Nasa transmitirá ao vivo este espetáculo, e também convidou seis de seus pesquisadores para tirar dúvidas do público.

E uma das perguntas foi : Realmente posso ficar cego se olhar diretamente para o eclipse?  E a resposta foi, sim de Bill Cooke, chefe do Meteroid  Enviromment Office da Nasa, ele  disse, que os astrônomos recomendam, que usem até um filtro astronômico (que não é vendido no Brasil) ou uma mascara de solda com vidro de tonalidade 14, mesmo o tempo máximo do eclipse sendo apenas de 2 minutos de total escuridão, nos EUA.

Aqui vão algumas dicas para você que quer observar o eclipse solar:

– Terá que estar no Norte ou Nordeste do Brasil ou nos EUA nas regiões onde será visto.
– Horário: Entre  as 16:30 e 17 horas (no Brasil)
– Utilizar um binóculo, luneta , mascara de solda com vidro de tonalidade 14.
– Ou um oculos solar que você pode encontrar na Amazon ao custo de  $10 a $12 dolares e assim apreciar melhor o fenômeno.

eclipse do fim do mundo

Este deslumbre natural só será possível ser observado novamente em 2 de julho de 2019 e mais perto. Porém, a duvida que não quer calar, será este o nosso ultimo eclipse? Então não perca a chance de observar este grande acontecimento, pois pode ser que você não esteja aqui para ver o próximo. Deixe seu comentário.

Forte Abraço!