Banheiros Unissex? Como assim?

Posted by

‘’Não vai dar certo isso aqui’’, ‘’ Eu não aceito isso’’ ‘’ Estão pedindo pra que haja estupro’’ ‘’Mas e as crianças, vão correr perigo?’’ São frases como essas que se tem ouvido e lido nos últimos dias com o polêmico banheiro unissex que a PUC – SP recentemente inaugurou.

 

Mais por que aqui no Brasil pode não dar certo? Europa, Holanda e Alemanha são exemplos de países que já “aderiu” esse estilo de banheiro e até onde se sabe até agora dizem que “deu certo”, mesmo com reclamações ou não os banheiros estão funcionando “normalmente”.




No Brasil a prática não é nova algumas baladas inclusive já usam o formato para atender todo tipo de público, a universidade inclusive não desativou os banheiros masculinos e femininos, apenas afirmou que a adesão da ideia veio para atender a toda diversidade que existe dentro do local e não só um público especifico, abrindo assim  a discussão sobre gêneros, por exemplo, para que alunos transgêneros possam usar um banheiro sem causar constrangimento a si próprios ou só a homens ou só a mulheres .

 

Sobre o porquê de talvez não dar certo a ideia no Brasil seja pela falta de costume, seja pela falta de respeito que algumas pessoas não tem, mas de uma certa forma pensa – se que o banheiro ainda pode obter respeito ou educar a força pessoas que ainda não aprenderam que o que é seu não deve ser tocado , função de educar, que deveria vir de casa e não de um banheiro.

 

 

Fontes: https://www.areah.com.br/vibe/preconceito/materia/108280/1/pagina_1/inconvenientes-do-banheiro-unissex.aspx
http://istoe.com.br/puc-sp-abre-banheiro-unissex-para-publico-em-geral/
http://veja.abril.com.br/brasil/sem-genero-puc-inaugura-banheiro-unissex/