Veja os 5 motivos lógicos pelos quais você deveria acreditar na existência de Deus.

Posted by

Os quatro primeiros motivos lógicos

São  do  filósofo, matemático e físico francês do século XVII Blaise Pascal. Que em sua obra o livro “Pensamentos”  diz.

 

1. se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito; 

  1. se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita; 
  1. se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito; 
  1. se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita.





Segundo Pascal, isso tem a ver com a incapacidade de acreditar. Pascal referenciou a dificuldade da razão posta para a crença genuína, propondo que, “agir como se acreditar” pode “curar da descrença”. Isso vem de encontro com um texto bíblico que diz:

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.  (João Cap. 1. Ver. 10-13)

Segundo teólogos, esse trecho se refere a Jesus Cristo (representante de Deus na terra). E na Bíblia diz que a salvação é pela fé, pela crença em Jesus Cristo, filho de Deus,  não por seguir ou ter crença em uma ou mais religião.

O qual Jesus foi enviado ao mundo para resgatar a humanidade que seu pai (Deus) criou, pois o mundo foi corrompido por Lúcifer, uma criatura celestial que se revoltou contra Deus e tudo que ele criou.

E Jesus ainda ensina  que, para escapar das guarras de Lúcifer e voltar a Deus após a morte, o homem deve cumprir somente dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e o seu próximo com a si mesmo. (Mateus 22 ver 34-40)

O  quinto e último motivo lógico, tirado da própria Bíblia diz:

  1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    (Eclisiastes 3 ver. 1)

Esse último motivo é logico, pois sabemos que tudo, tem que ter tempo para ser feito, realizado, desenvolvido,  pensado etc…ou seja se você não creu em Deus ainda, seu tempo para tal, ainda não chegou, e quando chegar você é quem decide se continuará crendo ou não.


No entanto, teólogos e outros pensadores dizem que nem a lógica, nem  a filosofia , nem a física, e  nem qualquer outra  ciência  jamais explicará Deus.

Assim, como  tantos outros filósofos e pensadores disseram que “Toda criatura é menos perfeita que seu criador”. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes, grandes escritores e filósofos modernos, também afirmam isso na  obra o livro  “Dicionário Básico de Filosofia”” .

Pois como pode a criatura explicar os mistérios do seu criador. Se nas escrituras sagradas Deus se faz entender de que, quem convence o homem da crença em Deus é o proprio Espirito Santo de Deus.

Que  é justo, e se revela a todos, justos e injustos no seu tempo.




Então a questão do tempo, o último motivo lógico. Seria essa a causa que  tantas pessoas ainda não crê em Deus? Quero dizer, ainda não chegou o tempo da pessoa  crer, ser convencida pelo próprio Deus quanto sua existencia?

E sendo essa uma vontade do criador, a pessoa que ainda não creu, deve ser respeitada e não tratada com um herege, um ateu,  até chegue seu tempo de crer?

Faz sentido a lógica de Pascal na decisão de crer em Deus para se obter ganho mesmo que esteja errado, quanto a existencia de Deus?

Existe a Antítese dessa lógica, mas  isso, é assunto para outro post.

O que você acha? Deixe seu comentário.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aposta_de_Pascal#Cr.C3.ADtica