Descubra os 7 cuidados e métodos básicos que você deve ter com as patas do seu cão

Posted by




A seguir os 7 cuidados e métodos básicos para cuidar das almofadas das patas do seu cão e evitar qualquer lesão nelas.  Na medida do possível, esses cuidados devem formar parte da rotina diária de higiene de seu animal de estimação.

 

  1. Lesões na pata

Uma das causas mais comuns das lesões na almofada da pata, é a entrada de detritos entre os dedos dos pés.

Se você encontrar o seu cachorro constantemente lambendo as patas, verifique entre as almofadas se há sementes de grama,  pedras ou outros objetos pequenos que possam estar causando desconforto.

 

Se a ferida é profunda, visite o veterinário. Uma lesão grave precisará de tratamento intensivo e possível curativo.

 

  1. Infecção

Uma infecção por fungos também pode ser uma das causas de coceira severa. Esta é uma questão comum, especialmente no verão, quando o calor entre as patas se torna um ambiente de reprodução para a infecção.

Se o seu cão está constantemente comendo ou lambendo suas patas, então verifique se há uma infecção por fungos.

Para uma infecção por fungos, lave os pés com uma solução antibacteriana  e não use produtos humanos no seu cão.

 

  1. Ressecamento

 Hidratar as patas de seus cães, especialmente durante o inverno, quando ficarem secas e quebradas, evitará que se machuquem.

No entanto, lembre-se de não usar seu próprio hidratante para o seu cão, pois pode suavizar a pele muito, auxiliando em ferimentos.

 

Existem marcas especiais disponíveis no mercado que são especificamente destinadas a cães.

 

  1. Entrançamento de pelo

O pêlo entre as almofadas da pata é propenso a matting (entrançamento), o que é doloroso para o cachorro.




Para evitar este problema, é aconselhável pentear o pêlo entre os dedos do cão, regularmente com um pincel especial e cortá-lo de vez em quando para manter o seu comprimento mantido.

Se você não tem certeza de fazê-lo em casa, então um veterinário pode fazê-lo por você.

 

  1. Queimaduras

 Uma lesão na pata muito comum que é vista nos meses de verão, são bolhas e queimaduras nas almofadas.

Superfícies como asfalto, concreto ou areia tendem a ficar muito quentes durante o dia, e andar com seu cão nestes é um convite à lesão na pata.

Limpe os pés do seu cão após cada caminhada, de preferência lavando-os em água morna. Você também pode usar um desinfetante que seja recomendado pelo veterinário.

O melhor local e horário para levar seu cachorro para passear é ao ar livre e antes do nascer do sol ou após o pôr-do-sol.

 

  1. Sangramentos

 No inverno, a pele das almofadas de pata pode ficar seca e rachada. Isso pode levar ao sangramento se as rachaduras se aprofundarem.

Hidratando as patas algumas vezes ao dia, e usar botas de inverno enquanto se dirigem são boas opções. Se o seu cão se recusa a usar os sapatos, então a melhor alternativa é reduzir a duração da caminhada.




  1. Unhas grandes

Cortar as unhas do seu cão regularmente também ajudará a proteger as almofadas da pata contra lesões.

As unhas longas podem acidentalmente virar para dentro ao caminhar, ferindo as almofadas do cão. Se você ouvir as unhas clicando no chão quando seus cães caminham, então é hora de corta-las.

 

Conclusão

Estes foram alguns métodos para cuidar das almofadas da pata do seu cão. Lembre-se de que essas almofadas são exatamente como nossos pés e, portanto, exigem a mesma atenção.

Uma massagem profunda na pata garantirá uma melhor circulação sanguínea para os pés e também ajudará a relaxar o seu cão. Isso ajudará a manter as patas saudáveis.

Continue a verificar as patas depois de cada caminhada. Se você ver sangue, cortes ou feridas, forneça primeiros socorros, e  então leve seu cção a um veterinário, afinal de contas ele é um grande amigo.

 

Fonte: https://dogappy.com/how-to-take-care-of-your-pet-dogs-paw-pads